quarta-feira, 8 de junho de 2011

O que usar nos dias de calor ventilador ou arcondicionado?

Nos dias de calor muitas pessoas usam todos os recurso disponíveis para não se sentirem tão prejudicados com o excesso de temperatura, mas muita gente se pergunta, qual o aparelho ideal para se usar nesta época do ano, o ventilador ou o arcondicionado, qual deles é menos prejudicial? Mas uma coisa é certa, deixar para comprar um ventilador ou um arcondicionado quando a temperatura estiver mais alta não é a melhor saída, pois os preços aumentam devido à procura.
O arcondicionado é muito eficiente na redução de temperatura, além de ajudar a diminuir o ar seco. Nos últimos anos, surgiram modelos mais baratos e eficientes, incluindo alguns com ciclo reverso que também funcionam como aquecedor. No entanto esses ainda são os aparelhos de refrigeração mais caros e menos econômicos. O custo de operação de um modelo de arcondicionado de tamanho médio pode corresponder a 30x o de um ventilador de teto. O uso excessivo desses aparelhos no verão é considerado uma das principais causas de sobrecarga no sistema elétrico e de blecautes. Além disso, o elevado consumo de energia é um fator importante na emissão de gases do efeito estufa.
Os ventiladores são eficientes, baratos e gastam pouca energia. Fazem circular o ar ao redor do corpo, que libera umidade em forma de vapor, e assim garante a sensação de frescor. Ventiladores portáteis são mais eficientes para refrescar o corpo. Procure modelos com velocidade variável que se movam de um lado para o outro. Para refrescar o ambiente uma opção é o ventilador de teto. Em geral, escolha ventiladores de quatro pás, enviesadas ou arredondadas, para melhorar a circulação do ar, pois fazem menos barulho. Os modelos de ventiladores mais caros são mais potentes e mais silenciosos, além de durarem
ELIANE REGINA